PARCIVAL MÓDOLO

Nasceu em Americana, SP e depois de estudar, ensinar e reger nas principais cidades brasileiras foi para a Alemanha onde permaneceu por quatro anos, completou seus estudos de regência na Westfälische Landeskirchenmusikschule, em Herford e recebeu grau de mestrado com especialização em música dos séculos XVII e XVIII. Enquanto lá esteve, regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da Orquestra de Sunden, Wesftália.

Entre seusprofessores estão alguns dos maiores nomes do cenário musical internacional como N. Hamoncourt, Zubin Metha, M. Stefani e Sergiu Celibidache.

Voltando à sua cidade natal, assumiu a estruturação e direção da Orquestra Municipal, lugar que ocupou por 14 anos, até 1998. Em 1989, a convite da "University of San Diego", na Califórnia, foi aos Estados Unidos para lecionar naquela universidade. Durante a sua estada naquele país, recebeu bolsa de estudos para o Doutorado na "University of Southern", Califórnia, em Los Angeles.

Em 1991, a convite do JMC/Instituto Mackenzie, em São Paulo, estruturou o currículo para uma faculdade de música naquela instituição. Apresentado o projeto, em 1992, foi convidado a implanta-lo e tornar-se seu primeiro diretor, cargo que ocupa ainda hoje, além de ali lecionar Regência, Harmonia, Contraponto e Baixo Cifrado.

A partir de 1998, a convite da instituição, ampliou sua atuação junto ao Instituto Mackenzie, tornando-se Gerente Geral da Divisão de Arte e Cultura, coordenando, entre outras, as atividades de 13 corais graduados e da estruturação de sua Orquestra Sinfônica. Além das suas atividades no Brasil, é "Gastdirektor" da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha, e da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA. É um dos maestros que, desde a fundação, vem atuando como regente convidado da Orquestra Filarmônica de Rio Claro.