EDUARDO OSTERGREN


Maestro Eduardo Ostergren apresenta-se com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro como regente convidado e colaborador artístico. Salienta com imenso prazer o envolvimento musical já havido com integrantes desse conjunto e a satisfação de regeruma orquestra de alto nível profissional integrada na vida cultural dessa cidade.

Regularmente apresenta-se também como regente convidado da Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Camerata Fukuda. Mantém uma intensa agenda de concertos no Brasil e no exterior onde já atuou junto à importantes orquestras como a Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre, Filarmônica de San Remo, Sinfônica Gulbenkiane Sinfônica de Zagreb.

Regressou recentemente dos Estados Unidos onde regeu uma série de concertos com a Orquestra Sinfônica de Lafayette, da qual é Regente Laureado. Doutor em música pela Indiana University, aperfeiçoou seus estudos com Robert Shaw, Julius Herford, Wolfgang Vacano e Willian Primrose. Seu nome está incluído no "Contemporary American Composers: A Biographical Dictionary", e no "International Who's Who in Music", Cambridge, Inglaterra. Em 1985 foi designado Consul Honorário do Brasil para o Estado de Indiana, um cargo diplomático complementar à sua carreira artística, que exerceu até o regresso definitivo ao Brasil, em 1993. Foi docente das universidades da Carolina do Norte, de Indiana e de Purdue. Atualmente vivência uma intensa atividade como professor na Unicamp nas áreas de regência, história e introdução à pesquisa em música