CARLOS LIMA


Natural de Adamantina/SP (1963), é diplomado em Violão Clássico pelo Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas/SP (1985). Na área de composição concluiu a graduação (1990) e a pós-graduação (1999) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Estudou regência na Universidade Livre de Música - ULM/SP (1988 a 1995). Foi o fundador, presidente e diretor musical da Banda Musical Lyra Mogimiriana (1985) que, atualmente, é o principal celeiro de jovens músicos na cidade de Mogi Mirim/SP. Desde 1991 é o coordenador do Projeto Unibanda - UNICAMP, um dos mais importantes programas de formação de bandas de música do país. Já atuou como regente junto à Orquestra de Câmara Villa-Lobos e Orquestra Sinfônica, ambas de Mogi Guaçu / SP.

Assumiu, em julho de 1998, a direção da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e a coordenação da implantação da Escola Municipal de Música. Junto a essa orquestra, já atuou como arranjador e regente, ao lado de instrumentistas como Ulisses Rocha e Paulinho Nogueira (violonistas), da cantora lírica Niza Tank, do conjunto vocal Boca Livre, Pena Branca & Xavantinho, Sandy & Junior, Chico César, Danilo Caymmi, Nana Caymmi e João Bosco.

Assinou, em 1999, alguns arranjos e a regência do CD "Sá & Guarabyra ao vivo" gravado com a mesma orquestra. Recentemente lançou o segundo CD - "Caipira Clássico" - com arranjos sinfônicos para canções da verdadeira música sertaneja brasileira. Em junho próximo, Carlos Lima é o convidado de Nana Caymmi & Mercedez Soza, para reger a gravação de um especial das duas intérpretes em Punta de Leste, Uruguai.