Trompete

Instrumento musical de sopro pertencente à família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo, em cujas extremidades ficam o bocal e o pavilhão. Três válvulas (pistões), introduzidas no século XIX, permitem-lhe a emissão de todas as notas e suas gradações.

 

Trombone

Instrumento musical de sopro dos metais, com tubo cilíndrico, tendo a forma de pavilhão na extremidade inferior. Quando possui varas corrediças embutidas uma na outra, o que permite controlar a altura do som, recebe o nome de "trombone de vara"; quando pistões, ganha o nome de "trombone de pistões".

Trompa

Instrumento musical de sopro da família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina em pavilhão. Dotado de bocal e de pistões, a moderna trompa cromática evoluiu a partir do instrumento de caça semelhante.

Tuba

Instrumento musical de sopro da família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina num pavilhão em forma de sino. Dotado de bocal e de três a cinco pistões, possui todos os graus cromáticos.